Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Marcação à Zona


Marcação à zona

A marcação a zona permite a uma equipa adquirir um maior controlo do jogo defensivo. Na marcação a zona existe uma vantagem muito importante que é de obter vantagens numéricas na zona onde se encontra a bola como por exemplo no meio campo, a defesa (parte defensiva) ou no ataque (parte ofensiva)

Existem várias referências a utilizar numa marcação à zona:

- Os companheiros de equipa quer com bola quer sem bola.
- A bola.
- Os adversários.
- A própria baliza e a do adversário.
- O posicionamento da equipa.


Zonas onde a equipa pode pressionar

- Zona de Pressing Baixa – Significa que uma equipa deve-se defender perto da nossa baliza ou seja, deixando o adversário ter o controlo do jogo logo
 a nossa equipa em termos ofensivos deve adoptar um sistema de contra ataque.

- Zona de Pressing Media – Significa que uma equipa deve deixar o seu adversário sair a joga ou seja, evitando que este ultrapasse o meio campo com a bola em seu poder.
O domínio do jogo é repartido existindo assim algum espaço após a equipa recuperar a bola.

- Zona de Pressing Alto – Significa que uma equipa deve defender o mais próximo possível da baliza do adversário ou seja, impedindo que o jogador adversário e a respectiva equipa possa construir o seu jogo.
Mas há uma contradição porque neste caso de Pressing alto pode acontecer que a nossa equipa seja alvo de contra-ataques por parte do adversário devido ao muito espaço existente/livre deixado nas costas da defesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário