O Stress e a Fadiga Muscular
Tipos de stress
1- eustress- Tensão com equilíbrio entre o esforço , tempo , realização e resultados.
2- distress- Tensão com rompimento do equilíbrio biopsicossocial por excesso ou falta de esforço.
Tipos de Reacção
1. Reacção de Alarme;
2. Reacção de Resistência;
3. Reacção de Exaustão.
Fadiga Muscular
Fadiga designa um estado que todos conhecemos na rotina diária.
Regra geral relaciona-se esta palavra com a capacidade de produção diminuída e uma perda de motivação para qualquer actividade.
A fadiga como experiência rotineira não é um estado definido nem unitário.
A multiplicidade de usos da expressão "fadiga" levou a uma quase caótica organização dos conceitos. Existe uma distinção entre a fadiga muscular e a fadiga generalizada.
A primeira é um acontecimento agudo enquanto a fadiga generalizada ao contrário é uma sensação difusa que é acompanhada de uma indolência e falta de motivação para qualquer actividade. Estas duas formas estão baseadas em fenómenos fisiológicos completamente diferentes.
De um modo geral a fadiga pode ser entendida como um conjunto de alterações que ocorre no organismo resultantes de actividades físicas ou mentais e que levam a uma sensação generalizada de cansaço.
Sintomas mais comuns da fadiga são:
1- Diminuição da motivação, atenção e percepção;
2- Capacidade de raciocínio prejudicada;
3- Menor desempenho em actividades físicas e mentais
Sítios de fadiga
A Fadiga Central: O Sistema Nervoso Central está implicado na fadiga e se houver redução da quantidade de unidades motoras funcionantes envolvidas na actividade ou redução da frequência de disparos das unidades motoras.
A Fadiga Periférica: A grande maioria dos estudos aponta para a periferia onde eventos neurais, mecânicos ou energéticos podem impedir a produção da tensão.
Formas de Fadiga
1- Fadiga muscular: estado onde à capacidade dos músculos em responder a estímulos e produzir trabalho é sensivelmente diminuída. Pode ser considerada uma resposta normal ao stress decorrente de actividades físicas intensas, executadas por um longo período de tempo.
2- Fadiga crónica: processo mais generalizado, progressivo e cumulativo, pode ser decorrente de períodos longos de actividade, repouso insuficiente, nutrição inadequada, excessiva preocupação ou outros problemas de saúde. Os sintomas mais comuns desse tipo de fadiga são: dificuldade de dormir, irritabilidade, brusca perda de peso e um estado geral de exaustão.
Sintomas da fadiga
Os sintomas da fadiga podem ser de natureza subjectiva e objectiva. Os mais importantes são:
· Sonolência, lassidão e falta de disposição para o trabalho;
· Dificuldade para pensar;
· Diminuição da atenção;
· Lentidão e amortecimento das percepções;
· Diminuição da força de vontade;
· Perdas de produtividade em actividades físicas e mentais.